16. Museu de História Automóvel

 

 

dsc01181

O Museu de História do Automóvel foi inaugurado em 2002 pelos Reis de Espanha com o intuito de preservar e mostrar ao público o património automobilístico espanhol. O acervo deste museu deriva da colecção privada de Gómez – Planche, formada por mais de 100 automóveis que Demetrio Gómez Planche conseguiu reunir ao longo de mais de 40 anos. A este acervo juntam-se colecções da Dirección Geral de Tráfico, do Centro Histórico Iveco-Pegaso, como também de outras instituições públicas ou privadas.

Centro de Documentação

                O Museu de História Automóvel conta com um importante centro de documentação, formado por uma grande biblioteca, videoteca e um importante arquivo. O número de documentos que fazem parte deste centro supera os dois milhões, todos eles com temáticas relacionadas com o automóvel.

Colecções

                O MHA conta com uma exposição permanente em que ao redor de noventa veículos mostra a evolução do automóvel através do seu desenho. A exposição está dividida nos seguintes períodos:

                Sala 1: Pré-história: Compreende os intentos de mecanização anteriores a 1770, ano em que aparece o primeiro automóvel a vapor.

                Sala 2: Proto-história: Inclui os intentos de construir automóveis de 1770 a 1900, no seu todo são protótipos, modelos únicos e modelos de evolução.

                Sala 3: Alta Transição Historicista: Desde 1900 a 1935. É o período mais criativo e é nele que se consuma a evolução automóvel.

                Sala 4: Baixa Transição Historicista: De 1935 a 1950. Período em que os acontecimentos anteriores são aperfeiçoados.

                Sala 5: Evolução do Design Integral: Desde 1950 até aos dias de hoje. E evolução está regida tanto pela integração de todos os elementos num volume único, como pela optimização das linhas aerodinâmicas e habitabilidade.

                Para além da exposição permanente o MHA organiza exposições temáticas temporais, onde se trata de diversos aspectos do automóvel de forma mais concreta. Cada exposição temporal está acompanhada por ciclos de conferências, seminários, mesas redondas, etc.

 

auto2auto3

 

 

 

 

 

 

 

auto1

auto4


Uma resposta to “16. Museu de História Automóvel”

  1. peço a possibilidade de voces me enviarem o endereço fisico c/ cep deste museu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: